A AGULHA NUM PALHEIRO é uma ideia da ARTÉRIA que ganhou vida com o prémio BIP/ZIP – criado pelo Programa Local de Habitação de Lisboa [PLH], atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, possibilitando o arranque do site. O PLH é um instrumento enquadrado no Plano Estratégico de Habitação 2008–2013, de nível nacional, da responsabilidade do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana [IHRU].

A fase inicial da AGULHA NUM PALHEIRO foi desenvolvida na freguesia da Pena pois de acordo com os dados de Abril de 2007, sobre o património disperso da Direcção Municipal de Habitação [DMH], verificou-se que este território era um dos que apresentava maior volume de edifícios em mau estado de conservação e uma percentagem elevada de fracções de uso habitacional vagas. 

Numa segunda fase a AGULHA NUM PALHEIRO foi apoiada pela Bolsa Crisis Buster, da Trienal de Arquitectura de Lisboa permitindo a expansão da área de abrangência a toda a cidade e a construção de um manual de instruções para  inspirar e guiar os cidadãos em tudo o que precisam saber antes de reabilitar um imóvel – edifício ou fracção.

Lisboa tem quase 5000 edifícios considerados devolutos, compreendendo os totalmente e os parcialmente devolutos, isto é, que têm algumas fracções vagas, segundo dados de 2009, da Câmara Municipal de Lisboa, representando 8% do total de edifícios existentes na cidade.

A AGULHA NUM PALHEIRO é um interface entre os cidadãos e as casas antigas por reabilitar, disponíveis no mercado imobiliário e tem como objectivo, sistematizar, democratizar e agilizar o acesso a estes imóveis.

Conceito:
ARTÉRIA

Coordenação do projecto:
Ana Jara
Lucinda Correia

Parcerias e Seguimento:
Susana Soares (fase de expansão)
Inês Tainha (fase beta)

Design Gráfico, Web Design e Desenvolvimento:
thisislove studio

Fotografia:
Rui Pinheiro

Consultoria de Sistemas de Informação:
Luis Palma

Consultoria Jurídica:
Patrícia Mendes

Realização da curta-metragem:
Graça Castanheira

Produção da curta-metragem:
Pop Filmes

Apoios:
Câmara Municipal de Lisboa [CML]
Programa BIPZIP- Parcerias Locais [PLH]
Trienal de Arquitetura de Lisboa 2013- Bolsa Crisis Buster